segunda-feira, 25 de maio de 2015

analise do III cerap de Santa Maria de Jetibá

Dessa vez vou deixar a diplomacia de lado e terei que ser mais critico, o torneio foi muito bom, presença dos principais atletas, a gurizada sempre presente e abrilhantando a competição, um belo torneio numa cidade muito bonita e com um clima bastante agradável, fazendo muito frio e pegando alguns de surpresa, eu mesmo não esperava uma temperatura tão baixa, mesmo nascendo em Santa Teresa, senti o frio. O grande vencedor nem necessitava dizer o nome, foi o Helio Soltinho, seguido por Udsom Bonfim em segundo e em terceiro lugar o Gustavo Bosa, os problemas são mais no regulamento da fesx para o cerap , a federação tem que mudar esse sistema, do jeito que esta não dá, 7 rodadas para quase 85 jogadores não tem cabimento, tivemos 13 jogadores com 5 pontos, sei que este ano não tem como mudar, só que para o ano que vem os atletas tem que sugerir uma mudança e aumentar o numero de rodadas, também propor um cerap separado por categorias, 12, 14, 16 e veteranos, isso iria melhorar o sistema de disputas e as crianças só iriam jogar entre eles, se um jogador achar que tem condições de jogar no pelotão principal, não vejo nenhum problema. Vamos reunir os jogadores e propor essas mudanças a fesx para o ano que vem. Imaginem uma criança de 6 anos que iniciando no xadrez e no primeiro torneio enfrenta um atleta com elo 2100, ela poderá ficar desestimulada com tantas derrotas, jogando na sua categoria ela teria melhores condições de desenvolver o seu nível de jogo.

Quanto a minha participação no torneio, foi meio discreta, perdi 2 partidas por lance irregular, uma deixei o rei em xeque com um garotinho de Aracruz, já outra eu comi o cavalo da minha adversária(uma simpática menina) com o próprio cavalo dela, o mais agradável foi ver a expressão de felicidade deles em vencer um jogador mais forte, posso dizer que com as minhas derrotas, foi a alegria de 2 crianças, fiquei fora dos ponteiros e não pude brigar pelas primeiras colocações, terminei em 14º lugar com 5 em 7 pontos, já que tivemos 13 com 5 pontos, o grande destaque da competição foi o terceiro lugar do jogador local: Gustavo Bosa, ele merece, um grande incentivador do xadrez. Até semana que vem no cerel(relâmpago ou ping), ai parceiro, vai ser na base da pressão, ganha o melhor e o mais veloz. Um bom torneio para todos.

Arlindovisk ferreira

Author & Editor

Has laoreet percipitur ad. Vide interesset in mei, no his legimus verterem. Et nostrum imperdiet appellantur usu, mnesarchum referrentur id vim.

0 comentários:

 
biz.